Tamanhos de arquivo de Jogos Triplo-A

Os desenvolvedores de jogos estão sempre envolvidos em uma corrida constante, competindo para lançar aventuras tecnicamente hábeis e visualmente impressionantes para seus fãs ávidos. O desejo dos jogadores por experiências mais imersivas, épicas e espetaculares naturalmente leva ao desenvolvimento de jogos que oferecem ainda mais conteúdo. No entanto, à medida que os jogos ficam maiores, isso significa que os arquivos dos jogos também crescem, apresentando desafios logísticos, especialmente para os proprietários de consoles. O armazenamento interno, mesmo com os drives de armazenamento atuais mais generosos, parece pequeno quando comparado ao tamanho dos lançamentos de jogos triplo-A deste ano.

Será que as empresas de consoles, como Sony, Microsoft e Nintendo, previram o rápido aumento no tamanho dos arquivos de jogos ao longo da vida útil de seus consoles e o ônus que isso colocaria sobre os jogadores, levando-os a criar suas próprias soluções de armazenamento? E os fabricantes de computadores que montam máquinas para jogos, anteciparam até que ponto os jogos atuais exigiriam armazenamento e velocidade superiores?
 

O desafio dos jogos de mundo aberto

Um exemplo notável disso é Starfield da Bethesda, um dos jogos mais esperados pelos jogadores de Xbox e PC que anseiam por um novo título de mundo aberto (ou talvez de galáxia aberta) de ficção científica. Estima-se que ele tenha um tamanho de 75 GB no lançamento. Em comparação, o último RPG de mundo aberto para um único jogador da Bethesda, Fallout 4, tinha apenas 30 GB quando foi lançado em 2015.

 

 Da mesma forma, o Baldur's Gate III, desenvolvido pela Larian Studios, é um gigante com 150 GB. O último lançamento comparável da Larian Studios, Divinity: Original Sin 2, em 2017, tinha um tamanho de arquivo de 60 GB no PC. Outro jogo de mundo aberto, Diablo 4 da Blizzard para PS4, PS5, Xbox One, Xbox X/S e PC, embora tenha sido lançado há mais de uma década, é ainda maior, com 80 GB, em comparação com os 25 GB do Diablo 3 de 2012.

Até mesmo o Nintendo Switch não está imune a essa tendência. Embora tenha limitações técnicas e uma capacidade de armazenamento interno de apenas 32 GB, até mesmo a própria Nintendo está lutando para acomodar jogos maiores. O maior jogo desenvolvido pela Nintendo, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, terá 18,2 GB, em comparação com os 14,4 GB de seu antecessor, Breath of the Wild, lançado em 2017. Isso consome mais da metade do armazenamento interno do Switch.

A expansão não se limita a jogos de mundo aberto

Essa rápida expansão no tamanho dos jogos não está restrita apenas aos jogos de mundo aberto. O remake da Capcom para PS4, PS5, Xbox e PC do icônico terror de ação/sobrevivência, Resident Evil 4, ocupa 68GB, enquanto sua edição de 2021 da franquia, Resident Evil Village, tinha apenas 35GB. Da Respawn Entertainment, Star Wars Jedi: Survivor para PS5, Xbox e PC tem 130GB de tamanho, superando sua versão anterior, Star Wars Jedi: Fallen Order, que tinha apenas 43GB, uma diferença de quase 100GB.

 

Mesmo jogos de gêneros que você não esperaria que precisassem de tamanhos de arquivo substanciais estão aumentando em tamanho. Street Fighter 6, o mais recente da série de luta da Capcom, tem um tamanho estimado de 60 GB no PS4, PS5, Xbox e PC, enquanto o Street Fighter 5 tinha apenas 12,4GB em 2016.

Por que os jogos modernos são tão grandes?

Há opiniões conflitantes sobre por que os jogos da era PS5 e Xbox S/X têm tamanhos de arquivo tão gigantescos. A opinião predominante é que a mudança da indústria eletrônica de televisores e monitores de resolução de 1080p para resoluções 4K desempenha um papel significativo nisso. Telas de maior resolução podem exibir texturas muito mais detalhadas, quatro vezes mais detalhadas, na verdade. Os desenvolvedores de jogos desejam usar essas texturas mais detalhadas para criar ambientes e personagens ainda mais impressionantes. No entanto, essas texturas mais detalhadas ocupam consideravelmente mais espaço. Isso se aplica a cada elemento do jogo, resultando em arquivos de jogo significativamente maiores. Embora os desenvolvedores tentem reciclar texturas, há um limite para o que pode ser feito.

Embora a quantidade de trabalho dedicado às texturas tenha aumentado, os orçamentos dos jogos não acompanharam esse crescimento proporcionalmente. Os preços de varejo dos jogos triplo-A aumentaram, mas não o suficiente para cobrir os custos adicionais. Isso levou a outra razão para o aumento no tamanho dos arquivos de jogos: a compressão reduzida. Quando os jogos eram principalmente distribuídos por mídia física, como CDs, DVDs e cartuchos, havia um incentivo financeiro para reduzir o tamanho dos arquivos, já que isso significava menos custos de fabricação. No entanto, hoje em dia, apenas uma pequena porcentagem dos jogos vendidos envolve mídia física, e muitas vezes esses ainda exigem downloads substanciais para instalar dados que suportam o jogo. Os custos de armazenar arquivos maiores são significativos, mas envolvem menos custos auxiliares do que a publicação e distribuição física. Isso cria menos incentivo financeiro para compactar e otimizar o tamanho dos arquivos. Combinado com a janela de oportunidade reduzida devido ao aumento da carga de trabalho gráfica, que limita o tempo disponível para otimização, o resultado é um aumento inevitável no tamanho dos arquivos dos jogos.

Por fim, embora com uma contribuição menor, vale a pena mencionar que os jogos estão incorporando sistemas de diálogo maiores e mais complexos para proporcionar maior imersão e interatividade. Com mais diálogo, há um aumento na quantidade e na qualidade dos arquivos de áudio, o que também contribui para o tamanho total do jogo.

Como lidar com tamanhos maiores de arquivo de jogos

Como os gamers ficam com isso? As seis versões de 2023 mencionadas acima têm mais de meio terabyte de tamanho, o que é muito mais do que um Xbox Series S básico pode lidar (já que os arquivos do sistema ocupam aproximadamente 30% do seu armazenamento interno de 512 GB disponível). Um PlayStation 5 teria dificuldades para acomodar outro jogo triplo-A desta escala em seu armazenamento interno, com 667 GB de seu drive de 825 GB livre para arquivos de jogo. Mesmo a plataforma de PC muito elogiada vai lutar para abrigar jogos deste tamanho. Ou os gamers se acostumam a alternar jogos dentro e fora do console todos os meses, à medida que novos lançamentos exigem que os favoritos antigos sejam excluídos, ou investem em soluções de armazenamento adicionais.

Felizmente, existem muitas opções de armazenamento disponíveis para os gamers. A linha de produtos FURY da Kingston é especialmente projetada com as demandas técnicas dos gamers contemporâneos em mente. O SSD Kingston FURY Renegade PCIe 4.0 NVMe M.2 oferece velocidades incríveis de até 7.300MB/s de leitura e 7.000MB/s de gravação, para jogadores de PS5 e PC que querem executar jogos diretamente a partir de armazenamento adicional. O seu dissipador de calor de alumínio grafeno significa que ele pode funcionar em alta intensidade por mais tempo com gerenciamento de calor superior, tornando-o perfeito para sessões prolongadas de alto uso, como jogos. Também disponível com um dissipador de calor, o drive permanece frio quando o jogo esquenta. Ele oferece várias capacidades para atender às necessidades de preço e armazenamento de um gamer, de 500 GB a 4 TB. Por fim, o drive é a velocidade e o formato certos para servir como um drive interno para um PS5, o que significa que você pode aumentar substancialmente os recursos de armazenamento do seu console sem precisar de periféricos.

Para os proprietários de Xbox, não é possível executar jogos da geração atual a partir de discos rígidos externos. No entanto, isso não significa que você não pode fazer uso de armazenamento adicional. Ao jogar jogos de gerações anteriores do Xbox, armazenar mídia ou manter jogos atuais que não estão em uso regular, os SSDs externos são perfeitos. O SSD externo XS2000 usa velocidades USB 3.2 Gen2x2, oferecendo velocidades impressionantes de leitura/gravação de 2.000MB/s e armazenamento substancial, mesmo com um formato pequeno e altamente portátil. As capacidades variam de 500 GB a 4 TB. Observação: Os consoles Xbox Series S e Series X não têm portas USB-C, então esses games precisarão de um conversor.

Os gamers do Switch também têm decisões a tomar. O console portátil híbrido tem um único slot para cartão SD disponível para expandir a quantidade mínima de armazenamento disponível no console base. Os engenheiros por trás do Switch anteciparam claramente que o armazenamento seria um interesse crescente dos proprietários de consoles: O console é capaz de interagir com cartões SD de até 2 TB de tamanho, uma capacidade que só chegou ao mercado em 2023, seis anos após o console chegar ao mercado. Kingston Canvas Go! Além disso, o cartão microSD é uma boa escolha de armazenamento complementar para usuários de Switch: Com uma velocidade de leitura de 170 MB/s e uma velocidade de gravação de 90 MB/s para cartões de maior capacidade e capacidades que variam de 64 GB a 512 GB, ele oferece opções para gamers de todos os tipos, desde aqueles que raramente usam seu Switch até aqueles que o usam como seu principal ou único dispositivo de jogo.

Enquanto os jogos continuam a se expandir em tamanho por várias razões, a indústria se adaptará às demandas de hardware que eles colocam nos sistemas que os executam. Seja na forma de unidades M.2 internas, SSDs externos ou cartões SD de alta capacidade, a Kingston oferece soluções para reduzir a quantidade de contabilidade nos seus jogos, dando mais tempo para aproveitar os jogos que você possui.

#KingstonIsWithYou #KingstonFURY

SFYRS/500G - SSD FURY RENEGADE de 500GB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe para gamers/entusiastas.

SFYRS/1000G - SSD FURY RENEGADE de 1TB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe para

SFYRSK/1000G - SSD FURY RENEGADE de 1TB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe para gamers/entusiastas com Dissipador adicional de calor (ideal para o PS5).

SFYRDK/2000G - SSD FURY RENEGADE de 2TB PCIe Ger. 4.0 M.2 2280 NVMe para gamers/entusiastas com Dissipador adicional de calor (ideal para o PS5).